terça-feira, 27 de abril de 2010

A Economia Muda o Espaço Geográfico


A Economia Muda o Espaço Geográfico

Mais basicamente espaço geográfico é o local transformado pelo homem ou seja modificado por ele(onde vivemos)

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei)ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administração da casa.

Uma das definições que captura muito da ciência econômica moderna é a de Lionel Robbins em um ensaio de 1932: "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos. Escassez significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Estando ausentes a escassez dos recursos e a possibilidade de fazer usos alternativos desses recursos, não haverá problema econômico. A disciplina assim definida envolve portanto o estudo das escolhas uma vez que são afetadas por incentivos e recursos.

ORIGEM

É preciso lembrar que essas modificações no espaço geográfico eram feitas para satisfazer as necessidades das populações. Sempre a partir da natureza, começaram a ser produzidas as mais variadas mercadorias.

Com o passar do tempo, essas mercadorias começaram a ser trocadas. Nascia assim comércio, um dos alicerces do que hoje chamamos de economia capitalistas.

Para entendermos como funciona a economia capitalista e conhecemos suas características, vamos estudar algumas das principais mudanças concorridas no espaço geográfico ao longo do século.

( a economia é o meio que mais muda mais o espaço geográfico no mundo .Não é a economia que muda o espaço geográfico, e sim o homem junto a ela.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário